Tudo é Movimento

Palestra abordou a prevenção e o combate ao câncer

No dia 23 de novembro, o Clube de Campo de Piracicaba abriu as portas do Salão de Cristal para a realização da palestra “Tudo é Movimento”, organizada pela Associação Ilumina. O evento, que reuniu 158 pessoas, teve como foco a prevenção e combate ao câncer, uma das doenças que mais matam no Brasil e no mundo.

A primeira palestra foi com o Dr. Felipe Ades, oncologista clínico, que abordou como a dieta, exercício e obesidade podem influenciar na qualidade de vida. “5% dos casos de câncer estão relacionados ao sedentarismo, responsável por desencadear uma série de outros hábitos capazes de causar inflamação no organismo e desenvolver a doença”, afirmou. Além disso, o oncologista disse que 30% dos casos também estão relacionados a obesidade e que a prática de exercício físico é fundamental para combater o câncer.

“Multiplicar o conhecimento foi uma das formas que encontramos de incentivar e alertar as pessoas sobre a importância da prevenção”, comentou Rosemary Pinto de Moraes e Silva, coordenadora do Departamento de Psicologia da Associação Ilumina.

A palestra ministrada pelo Dr. Ricardo Sales, médico e cirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein, foi sobre o tabagismo e a detecção precoce do câncer de pulmão. Ricardo apresentou todas as substâncias presentes no cigarro e alertou sobre os seus malefícios para a saúde. “A cirurgia faz parte da prevenção. No caso do câncer de pulmão é importante que a doença seja diagnosticada na fase inicial, pois quando está em um estágio avançado é muito difícil reverter”, contou.

Já o Dr. Pedro Antonio de Mello, pneumologista e secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) de Piracicaba, ministrou uma palestra sobre a importância da prática de atividades físicas para reduzir a obesidade e o risco de câncer na cidade. “Diversos espaços públicos de Piracicaba foram revitalizados e transformados em áreas de lazer com pista de caminhada, equipamentos de academia ao ar livre e ciclofaixas, além de programas de incentivo ao esporte”, ressaltou.

Mecias Salvador Mastrodi, proprietário da Escola de Educação Infantil Aquarela, participou da palestra e comentou que, há algum tempo, firmou uma relação com a Associação Ilumina e criou em sua escola o projeto Cidadania que Cresce. “Adquiro conhecimento com a associação e transfiro todo o aprendizado para as crianças. Minha proposta é desmitificar o câncer desde a infância e, além disso, busco incentivar uma alimentação balanceada”. Mecias ainda revelou que fez uma horta na escola para que as crianças pudessem plantar e comer os alimentos cultivados.

Para finalizar a palestra, o Padre Edvaldo Nascimento falou sobre a ligação entre a cura e a fé. “Precisamos lidar com o preconceito de falar sobre o câncer e mostrar para as pessoas que ir ao médico e realizar exames, além de ser uma forma de prevenir, também é ter amor próprio. A cura e a fé estão totalmente relacionadas com a vontade de viver”, acrescentou.

A participante da palestra e associada do CCP, Ana Delfs, contou sobre seu projeto de vida saudável nas redes sociais. “Utilizo o Instagram para compartilhar os meus exercícios e a minha alimentação. Dessa forma, eu sinto que consigo incentivar algumas pessoas”. Ana ainda disse que, trocando conhecimento com os integrantes da Associação Ilumina, pretende divulgar em suas redes ainda mais informações sobre hábitos saudáveis essenciais no combate ao câncer.

Com o objetivo de estimular a prática de exercícios físicos, no final do evento foi realizado um sorteio. Dois participantes ganharam um pacote de seis meses na academia Bio Eco Esportes. Além disso, o valor arrecadado com os ingressos da palestra foi integralmente doado para a Associação Ilumina.

Em dez anos, a associação já realizou cerca de 50 mil atendimentos e busca cada vez mais trabalhar em prol da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. Assim, hoje, transforma a realidade da doença em 26 municípios.

 

Publicado em 24 de novembro de 2017

Não há comentários, seja o primeiro a escrever!

Escreva um comentário