COMUNICADO


COMUNICADO


Data: 31/12/2018

Hora: 00:00

Local: CCP

Eles são os mais antigos frequentadores do Clube de Campo de Piracicaba. Aliás, muito antes da inauguração do clube, e ainda anterior à formação da fazendo do Conde Rodolpho Lara Campos, as matas desta colina já eram habitadas por saguis, primatas muito pequenos e que ainda hoje povoam às dezenas a reserva de flora do CCP. Coadjuvantes dos espaços do clube junto a associados e funcionários, os mamíferos muitas vezes confundidos com micos estão sob risco de extinção.

Nem captura, nem caça predatória. O que ameaça a espécie é justamente a falta de informação, principalmente no que diz respeito à alimentação. Com cinco bares e frequentadores de domingo a domingo, não é raro quem se encante com os animaizinhos e compartilhe com eles iguarias totalmente alheias à sua dieta natural. Frituras, assados, snacks e em último nível até resto de bebidas alcoólicas vem sendo oferecidos aos saguis, o que cria comportamentos alimentares estranhos que ameaçam a saúde dos bichinhos.

No sentido de coibir a prática e conscientizar a todos, a Diretoria Executiva lança a campanha "Não Alimente os Saguis", no sentido de que as pessoas entendam a necessidade de preservar esta espécie nativa de forma coerente e saudável. Frutas in natura sempre são bem vindas, desde que respeitem a diversidade da flora local, que é formada de bananeiras, mangueiras e outras frutíferas nativas do local. Até mesmo elementos naturais estranhos à dieta dos primatas devem ser evitados, como morangos, maçãs e uvas, bem como leguminosas, raízes e verduras. O objetivo é que a espécia continue procriando em ambiente aberto, sem alterar seu metabolismo pela ingestão de alimentos inadequados. Cabe aos educadores físicos e familiares despertar nas crianças esta perspectiva crítica para que a campanha seja um sucesso. Os saguis e seus descendentes agradecem.


Fique por dentro


EVENTOS EM DESTAQUE

Eventos


Todos os Eventos

Acessibilidade