Notícias

Notícias


Notícias

Notícias


Visualize fotos

MP846 é sancionada pelo Presidente Michel Temer

CCP participou da campanha Luto pelo Esporte

PUBLICADO EM quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

A lei nº 13.756/18, que ratifica a Medida Provisória 841/2018 e retorna aos Clubes os recursos das loterias esportivas destinados à formação de atletas olímpicos e paralímpicos, deve impactar de maneira positiva o esporte também em Piracicaba (SP).

O documento, assinado pelo Presidente da República Michel Temer na última quarta-feira (12 de dezembro), garante o repasse para capacitação, formação e treinamento de gestores nos Clubes integrados à Confederação Nacional dos Clubes (FENACLUBES) e ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

De acordo com os órgãos, a resolução deverá contemplar as entidades com um aumento significativo de recursos, tanto para a formação de atletas pela CBC, quanto para a de dirigentes e colaboradores do segmento.

O presidente do Clube de Campo de Piracicaba, José Fernando Maniero, acredita que a determinação é uma conquista importante do setor, já que, com relação a CBC, o texto beneficia as entidades vinculadas com o aumento de aproximadamente R$ 14 milhões por ano.

“Essa resolução é, sem dúvida, um incentivo à promoção dos atletas olímpicos e paralímpicos no país e, consequentemente, um avanço para o esporte em nossa cidade. O CCP está vinculado à CBC desde 2015 e tem uma tradição muito forte na formação de esportistas em Piracicaba. Um exemplo disso é o campeão olímpico Cesar Cielo, que começou a treinar aqui. Tudo isso nos deixa muito esperançosos com o futuro do esporte”, avalia.

Na decisão sancionada pelo presidente na última semana, a Confederação Nacional dos Clubes conseguiu retirar a obrigatoriedade da CBC utilizar os percentuais dos recursos para o Esporte Escolar (CBDE) e para o Esporte Universitário (CBDU). Além disso, embora o Ministério do Esporte tenha ampliado de 20 para 25% o percentual destinado para despesas administrativas do Comitê, a diretoria decidiu manter a utilização dos recursos no percentual de 20% dos valores recebidos.

Essas duas ações representam um acréscimo de aproximadamente 45% em relação ao valor disponível para repasse ao esporte olímpico anteriormente. Já os recursos para capacitação, formação e treinamento de diretores, gestores e colaboradores dos clubes, tiveram um aumento de 100% no total de valores destinados à FENACLUBES.

Luto pelo Esporte
Após o anúncio da Medida Provisória 841, editada em 11 de junho, que retirava recursos da Loteria Federal, antes repassados à saúde, cultura, educação, assistência social e esporte para repassar para o Fundo de Segurança Pública, houve uma grande articulação da comunidade esportiva no intuito de reverter a decisão.

Neste sentido, a união dos clubes - centralizada no papel do Comitê Brasileiro de Clubes, em parceria com a Federação Nacional dos Clubes - criou a campanha “Luto pelo Esporte” que teve a participação ativa do Clube de Campo de Piracicaba e de todos as entidades formadoras de atletas brasileiros.

Na opinião do presidente do CCP, a ação teve peso fundamental para retroceder a MP 841 e, assim, garantir o resultado obtido agora. Maniero destaca ainda, que essa decisão representa um ganho não apenas para o segmento esportivo, mas para a cidadania, já que quando o esporte é valorizado, todos vencemos. 

“Ter participado da campanha é motivo de muito orgulho para o CCP. Nosso amor pelo esporte e a certeza de que ele transforma vidas, faz com que vibremos com mais essa conquista”, conclui.

Além do segmento, a nova lei também determina o repasse das loterias esportivas para a Cultura e a Segurança Pública.

 


Fique por dentro


Outras Notícias

Campeonato de Basquete Livre do CCP

Resultados dos jogos, cestinha e classificação das equipes
18 de junho de 2019
Leia Mais

Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil de Natação

Mateus Ribeiro ficou em 8º lugar nos 100m livre
18 de junho de 2019
Leia Mais

Atleta do CCP/CLQ/Unimed conquista ouro em provas

Luciana Prates Nogueira de Lima competiu na categoria 50+
18 de junho de 2019
Leia Mais

Seletiva Adulta para o Pan-Americano 2019

Ediane Bresciani disputou a competição no dia 16 de junho
17 de junho de 2019
Leia Mais

6ª Etapa da Liga Paulista de Tênis de Mesa

Competição aconteceu no dia 15 de junho, no CCP
17 de junho de 2019
Leia Mais

Campeonato Interclubes

Confira o resultado do jogo do dia 13 de junho
17 de junho de 2019
Leia Mais
VER TODAS AS NOTICIAS
Acessibilidade