Notícias

Notícias


Notícias

Notícias


Visualize fotos

Professor do CCP realizou Ultramaratona na Grécia

Urbano participou da 36ª Spartathlon, conhecida como a mais difícil do mundo

PUBLICADO EM quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Urbano Cracco, preparador físico do CCP encarou mais um grande desafio em sua jornada como ultramaratonista. Desta vez, embarcou para a cidade de Atenas, na Grécia, e realizou a 36ª Spartathlon, descrita por muitos como a Ultramaratoma mais difícil do mundo.

 A competição, que ocorreu no dia 28 de setembro, tem essa fama devido os caminhos ásperos, estradas de terra com água e lama, vinhas de oliveiras, cruzamentos e ladeiras que fazem parte do trajeto que o atleta precisa percorrer para enfrentar o desafio de subir a Parthenio (montanha de 1200 metros) em uma escuridão profunda e com temperaturas abaixo de zero.

“Foi um verdadeiro teste de resistência humana. A prova reuniu os 400 melhores atletas dos cinco continentes, que foram escolhidos por índices extremamente difíceis para percorrer os 246 quilômetros entre as cidades de Atenas e Sparta”, contou Urbano.

A prova refaz o caminho percorrido pelo soldado mensageiro Fidípides, no ano de 490 a.C., quando Atenas estava sendo atacada pelos Persas e o mesmo foi correndo até a cidade de Sparta para pedir ajuda ao Rei Leônidas e seu exército. “

Com largada as 7h da manhã da Acrópole em Atenas, os atletas tiveram um tempo limite de 36h para percorrer os 246 quilômetros até os pés da estátua do Rei Leônidas em Sparta. Segundo Urbano, a prova se tornou ainda mais difícil, uma vez que era preciso passar por 75 pontos de corte ao longo dela.

Urbano ficou em 19º lugar, entre os 400 melhores atletas do mundo, com tempo de 27:26:14. Além de ser o melhor colocado entre os cinco atletas brasileiros presentes na competição, foi considerado também o melhor sul-americano.

O preparador físico do CCP ainda contou que os participantes foram surpreendidos por um ciclone, que atingiu o país durante a competição. “Por conta disso, enfrentamos chuva e ventos fortes durante quase todo o caminho. De todos os participantes, apenas 238 conseguiram resistir as dificuldades e concluíram o percurso dentro do limite”, ressaltou.

O próximo desafio de Ultramaratona de Urbano será em Manaus, no Amazonas, onde disputará em novembro uma prova de 12h válida pela IAU (International Association of Ultrarunners), órgão que regulamenta a Ultramaratona no mundo. “Pretendo ainda atingir os índices para o campeonato mundial de 24h e também para o continental de 100 quilômetros, que será realizado no ano que vem”, revelou.

Créditos das Fotos: Sparta Photography Club


Fique por dentro


Outras Notícias

Dia das Crianças

Sócios e convidados participaram de diferentes atividades para comemorar a data
15 de outubro de 2018
Leia Mais

10ª Etapa da Liga Paulista de Tênis de Mesa

Competição será realizada dia 20 de outubro no CCP
15 de outubro de 2018
Leia Mais

3º Campeonato de Estrelinhas

Confira como foi a competição
15 de outubro de 2018
Leia Mais

Resultados Basquete

Atletas disputaram jogos da ARB
15 de outubro de 2018
Leia Mais

Resultados Tênis de Campo

Atletas participaram de dois torneios da FPT
15 de outubro de 2018
Leia Mais

Campeonato Interno de Futebol

Acompanhe os resultados das rodadas
09 de outubro de 2018
Leia Mais
VER TODAS AS NOTICIAS