Data: 29/05/2020

Hora: 18:23

Local: CCP

Prezado, associado

Atendendo recomendação do Governo do Estado de São Paulo, continuamos em caráter temporário e preventivo com as atividades suspensas. As atividades permanecem suspensas, porém a manutenção de todo patrimônio está sendo executada normalmente, inclusive com algumas áreas já se adequando para a nova realidade da flexibilização.

SITUAÇÃO FINANCEIRA – TAXAS MENSALIDADES

Dentro do conceito de absoluta TRANSPARÊNCIA que rege essa administração, apresentamos aos associados um breve resumo da situação de despesas do clube desde o início do ano até hoje, e como estamos enfrentando as consequências financeiras que essa pandemia nos impôs.

Os valores abaixo já estão, mês a mês, disponibilizados no site do CCP, por meio da publicação dos balancetes mensais.
É muito importante o acompanhamento dos associados, uma vez que vocês são os verdadeiros mantenedores e donos do clube, e não apenas usuários.

PLANILHA DE DESPESAS OCORRIDAS - 2020

JANEIRO       - R$  1.551.608,18
              FEVEREIRO  - R$  1.223.199,98
              MARÇO         - R$  1.206.156,48
              ABRIL            - R$      581.660,62 + R$ 130.000,00 ref. a INSS-PATRONAL e FGTS que deixamos de recolher conf. autorização legal, a ser pago a partir de AGOSTO.
              MAIO             - R$      625.000,00 + R$ 130.000,00 ref. a INSS e FGTS,  conf. acima.

As despesas de janeiro à março foram pagas com receitas de Mensalidades + receitas de taxas de visitantes; venda de anúncios de publicidades; patrocínios para atividades esportivas e culturais; venda de convites para eventos sociais; taxas de escolinhas esportivas e aulas; aquisição de novos títulos; aluguel de salão; aulas e cursos na academia de musculação. Os valores dessas receitas, fora a taxa de Mensalidade, cobrem aproximadamente 50% das despesas com Folha de Pagamento.

Em ABRIL todas essas taxas foram abolidas, até porque as atividades pararam. As receitas do clube ficaram restritas apenas às taxas de mensalidades. As despesas a partir de ABRIL foram fortemente reduzidas devido à:

- RENEGOCIAÇÃO DE CONTRATOS COM FORNECEDORES.
          - RENEGOCIAÇÃO DE TARIFAS DE ÁGUA E LUZ.
          - REDUÇÃO DE JORNADA E SALÁRIO DOS FUNCIONÁRIOS.

Conforme permitido por lei, foi pactuado com os funcionários redução de 70%, sendo 30% pago pelo Clube e havendo a contribuição do Governo, por meio do Benefício Emergencial, por 60 dias a partir de 12/04/2020. Alguns funcionários, por necessidade funcional, estão trabalhando normalmente.

Em MAIO foi concedido 20% DE DESCONTO no valor das mensalidades.
Hoje, a única receita do clube é a mensalidade (taxa de manutenção) com 20% de desconto, que totalizam:
             1.447 sócios familiares      x R$ 400,00  =  R$  578.800,00
                782 sócios individuais     x R$ 200,00  =  R$  156.400,00
                                                                                ______
                                                                                  R$  735.200,00

Valor suficiente para cobrir as despesas atuais, sem nenhuma arrecadação extra para cobrir as despesas de final de ano que duplicam em função do 13º salário dos funcionários e férias dos professores.
Nas despesas atuais: 70% são gastos com folha de pagamento (reduzida), encargos sociais, plano de saúde, cesta básica para os funcionários; 20% água, luz e IPTU; os 10% restantes são gastos com despesas de manutenção e segurança patrimonial.

É importante mencionar, também, que após o retorno das atividades normais do clube, as despesas serão maiores pela necessidade de preservação da saúde e segurança dos associados e funcionários. A folha de pagamento volta ao valor máximo com o retorno dos funcionários.

DURANTE ESTE PERÍODO DE PANDEMIA (COVID-19), A DIRETORIA REUNIU-SE ALGUMAS VEZES PARA ANALISAR A POSSIBILIDADE DE OFERECER UM DESCONTO MAIOR NA MENSALIDADE, RETRIBUINDO A FIDELIDADE DOS ASSOCIADOS NA PONTUALIDADE DOS PAGAMENTOS, QUE É MUITO IMPORTANTE, MAS INFELIZMENTE OS NÚMEROS INDICADOS ACIMA NÃO PERMITEM ESSA POSSIBILIDADE.

PORTANTO, EM JUNHO DE 2020 VAMOS MANTER O MESMO DESCONTO JÁ OFERECIDO DE 20%.

FLEXIBILIZAÇÃO - RETOMADA

Conforme escalonamento determinado pelo Governo do Estado de São Paulo, em breve haverá uma flexibilização para as ACADEMIAS e imaginamos que também para os clubes, visto que o SINDICLUBE, que nos representa, já possui PROTOCOLO definido para esse retorno.

De acordo com este protocolo, o clube terá que fazer diversos investimentos em equipamentos e materiais de segurança, obedecendo normas de distanciamento social, bem como limpeza e higienização, para preservação da saúde e segurança dos associados e funcionários.

Algumas providências nesse sentido já estão sendo tomadas, como por exemplo:
Capacitação parcial dos colaboradores para os novos procedimentos de segurança e prevenção; Organização do layout dos espaços e equipamentos quanto às limitações de atendimento; Organização e compra dos suprimentos de segurança – EPIs, termômetros eletrônicos, dispensadores de álcool gel e produtos de limpeza; Desenvolvimento do plano de comunicação quanto às novas regras de utilização do clube.

PESSOAS DO GRUPO DE RISCO

De acordo com o Ministério da Saúde, idosos, portadores de doenças crônicas como diabetes, cardiopatias, hipertensão e asma, grávidas e puérperas são considerados pertencentes a um grupo de pessoas mais suscetíveis a complicações da Covid-19.

Por isso, devemos recomendar a esses associados que permaneçam um pouco mais na segurança de suas casas, aguardando um segundo momento, em que a possibilidade de contaminação esteja mais reduzida e controlada.

Em caso de dúvidas, o manual completo de Procedimentos Preparatórios de prevenção na reabertura dos clubes, desenvolvido pelo SINDICLUBE, pode ser consultado aqui, na íntegra.

Fique por dentro

EVENTOS EM DESTAQUE